Como iniciar um projeto

Como iniciar um projeto? Como começar qualquer coisa? A paralisia por análise pode nos fazer procrastinar. Queremos um primeiro passo mais simples, tornando a vida mais fácil.
Assine YouTube: http://arata.se/assinearataacademynoyoutube
Facebook: http://arata.se/facebook
LinkedIn: http://arata.se/linkedin
Twitter: https://arata.se/twitter

——————————————
NESTE EPISÓDIO
——————————————

Não é incrível como algumas pessoas parecem ser capazes de iniciar um projeto sem hesitação, sem pensar muito sobre as coisas e sem demora?

Isto é particularmente impressionante para o resto de nós que temos que abrir o navegador e clicar em vídeos com títulos do tipo em “Como Iniciar um Projeto“.

Nós geralmente somos aqueles que planejam as coisas com antecedência, pois não seremos imprudentes ou negligentes iniciando coisas que poderiam levar à frustração e dor emocional, ou até mesmo danos físicos ou perda monetária.

Sim, nós fazemos a nossa pesquisa para encontrar uma boa direção com boa informação. Ao mesmo tempo, nós não queremos nos sentir presos e oprimido.

A paralisia por análise ocorre quando estamos sob a ilusão de que precisamos de mais e mais informações para realmente começar. O medo de errar nos congela e daí não fazemos nada.

Eu tenho que confessar uma coisa: você gravar este vídeo me assusta agora. Eu não tenho nenhuma idéia do que vai acontecer a seguir, o que você vai pensar deste vídeo ou qual o impacto, que significado esta mensagem terá para você. Portanto, existe muita incerteza quando se inicia algo novo.

Ao navegar na incerteza, muitas coisas podem dar errado. Se tivermos um desempenho inadequado, teremos resultados inadequados. Vamos sentir a dor do fracasso e esse é um custo que queremos evitar.

Mas escute aqui, amigo, eu gostaria de falar com você sobre um custo invisível: o custo de não iniciar qualquer coisa.

Percebe? Nem mesmo começar é uma opção. E é muitas vezes uma decisão ruim com suas próprias implicações.

Mas talvez você já tem uma motivação clara. Seu objetivo é muito claro, é só que você não tem certeza de como começar, certo? Veja, nesta situação, temos novamente a paralisia por análise – o medo de que se o primeiro passo for errado, tudo o que se segue será errado.

Com essa mentalidade, é tão fácil se distrair, para ver o que outras pessoas estão fazendo, à procura de pistas, fórmulas, atalhos, métodos comprovados. Durante esta pesquisa, se você encontrar verdadeiros mestres, pode ser uma experiência incrível, porque eles podem fazer está muito além de qualquer coisa que já vimos antes. Claro que isso pode ser uma fonte de inspiração. Mas também pode aumentar a nossa ansiedade.

De repente, podemos passar de “Oh, uau, olha como estas pessoas são grandes” para “Oh, olhe o quão pequeno eu sou”, e isso não é uma maneira útil de pensar.

Sempre que me eu me sinto assim, eu faço um esforço consciente para me concentrar no que eu sou e o que eu posso fazer agora.

Este é o meu princípio: Buscando uma única ação. E o mais importante, ela deve ser tão fácil que seria irracional não realizar. E então eu realizo a minha próxima ação em cima dela. Eventualmente espero melhorar tanto que eu posso fazer todas as coisas incríveis que outras pessoas fazem, mas isso virá mais tarde. Agora eu sei que eu posso fazer apenas uma coisa simples.

Algumas pessoas dizem que o primeiro passo é o mais difícil. Você concorda com isso?

Se o primeiro passo é o mais difícil, o que podemos fazer? Pense junto comigo. Será que devemos sofrer e tentar fazer um esforço impossível, porque é assim que é? Isso não faz muito sentido para mim.

Se o primeiro passo é o mais difícil, então há algo errado com esse passo. É muito complicado. Eu não acho que é útil me culpar porque eu sou preguiçoso, porque eu sou um covarde, porque eu sou estúpido, ou não tenho os recursos ou qualquer outra coisa que implique em uma fraqueza ou defeito do meu lado.

Acho que devemos tornar o primeiro passo mais fácil. Gostaria de começar? Beleza, começa agora. Você não consegue? Não tem problema, você está bem, mantenha a calma. O primeiro passo é muito complicado, neste momento. Aproveite o tempo para identificar a forma de torná-lo um passo fácil. Mantenha-o simples e faça agora. E os próximos passos se seguirão.

Compartilhe com seus Amigos:

Você pode gostar...